O Colégio Estadual Góes Calmon, fundado em 1968, situada à Av. Góes Calmon s/n, anexa ao Colégio Estadual de Itaberaba, conforme consta a sua denominação no seu Regimento Interno, está autorizada conforme ato de criação pela Portaria 4098 do D.º do dia 11 de abril de 1981 por parte da autoridade superior da Secretaria de Educação do estado da Bahia.
Sua História começou em 1960, como Escola Lions Clube e funcionava apenas por Portaria de designação de professores. Inicialmente, funcionando o curso infantil e a pré-escola nos dois turnos.
Essas salas foram construídas com ajuda da Prefeitura Municipal de Itaberaba, na administração de Vicente Jorge Barreto Correia ( prefeito ).
Conforme seu Regimento Interno, a Escola Góes Calmon foi inaugurada em 07 de abril de 1968.

A professora Olga Magalhães dirigiu essa escola durante 16 anos e foi substituída pela professora Mercedes Correia de Oliveira. Posteriormente a professora Edna Borges assumiu a direção, sendo substituída pela professora Mercês Magalhães Leal.
A primeira professora a lecionar nesta Unidade de Ensino foi Maria Cristina Caribe Cincurá de Andrade, assumindo o curso Infantil ( Pré-escolar).
A professora Olga Guimarães Carvalho Magalhães foi a primeira diretora e fundadora da Escola Góes Calmon, tomando posse em 1962. No exercício de sua gestão, garantiu as instalações desta Unidade Escolar, através de seu bom desempenho e esforço pessoal, organizando concursos Mine-Miss Elegante e outros nos anos de 1966 à 1979, com a ajuda da Associação de Pais e Mestres da escola. Com essa renda foram construídos mais três salas, cantina, diretoria, corredores, sanitários e também um parque infantil.
A construção das salas, doação do mobiliário e os concursos infantis, Mine –Miss, foram fatos marcantes no ano de 1966.
Mais tarde foi denominada Escola Anexa ao Colégio estadual de Itaberaba, com o objetivo de atender aos alunos da 3ª série do Curso Pedagógico, aplicando os métodos e técnicas estudados. Entretanto, não havia um ato específico da constituição, funcionando nas dependências físicas do Colégio estadual de Itaberaba.
A próxima diretora foi Hilda Maria Leal Fernandes que encerrou sua gestão no ano de 2003, sendo substituída pela professora Valdelí de Jesus Ramos. Atualmente a escola encontra-se sem diretora , estando sendo dirigida pela Vice-direção: Railda Santana e Marilêde Honório. A escola desde 1997 conta com o apoio eficiente do seu colegiado escolar, formado por representantes e professores, pais, pessoal de apoio, comunidade e aluno.
Até 1998 as cinco salas amplas existentes eram suficientes para trabalhar com crianças com idade para cursar 1ª à 4ª séries do ensino Fundamental, no entanto, com a substituição dessas séries para 5ª à 8ª séries e implantação de novas práticas pedagógicas e tecnologia avançada, tornou-se necessário a ampliação do espaço físico como: sala de vídeo, área externa coberta para recreação, auditório, biblioteca e sala de professores.
Em 1999 foi introduzido no quadro do setor administrativo o Coordenador Pedagógico, tomando posse nesta Unidade Escolar as pedagogas Ieda Marly de Melo Serra e Irandir Souza da Silva. A concepção de ensino-aprendizagem definida pelo grupo, para proposta pedagógica exigiu cada vez mais a reestrutura das condições físicas da escola, bem como a constante capacitação dos profissionais em educação.
Na gestão da professora Hilda Maria Leal Fernandes foi construído um galpão na área externa da escola (1998), como também a sala dos professores (2001). Neste mesmo ano o Governo do estado da Bahia constrói mais duas salas, passando para sete o número de salas existentes na escola. Nasce nesse período o projeto da sala de leitura idealizado pelo corpo pedagógico.
Em 2003, na gestão da professora Valdelí de Jesus Ramos, concretiza-se o projeto da Biblioteca da escola, através do Projeto institucional “Góes Calmon revivendo leituras através da sua História”, no período do ano letivo de 2004. Para isso foi necessário a mobilização de toda comunidade escolar e local com a participação do Colegiado escolar, onde foi decidido substituir uma sala de aula pelo espaço da Biblioteca. Desta forma o P.P.P. foi revisado e reformulado coletivamente. Esta gestão durou até abril do ano de 2005. Desde essa data o colégio passou por diversos problemas por ficar sem um diretor, apesar disso o P. P. P. estruturado norteou as ações no decorrer do ano letivo que foram conduzidas pela Vice Direção e Coordenação Pedagógica.
Em 2006 foi nomeada a nova diretora do colégio, a professora Daíse Mary Azevedo. A escola passa a receber quatro turmas das séries iniciais de primeira a quarta série e alunos da EJA I da escola Paroquial São José que havia sido municipalizada, tudo isso com o propósito de dar terminalidade a essas turmas. A escola passa a trabalhar a partir deste ano com séries iniciais do Ensino Fundamental, o que tornou necessário uma nova revisão da proposta curricular. A gestão da professora Daíse foi de apenas um ano, entretanto muito veio a contribuir com a rotina da escola, através da organização das ações para este ano.
Com a exoneração da diretora Daíse o colégio fica mais uma vez sem diretor, sendo conduzido com a participação do Colegiado Escolar, Vice Direção e Coordenação Pedagógica. Esse período se prolongou até o final do I semestre/ 2007 quando a escola contava com a equipe gestora com apenas uma Vice Diretora, uma Coordenadora Pedagógica e uma Secretária, o que dificultou muito o trabalho a ser realizado neste período, pois, além disso, houve a falta de outros profissionais na escola, como: professores de Inglês, Artes Cênicas, porteiro, pessoal de apoio para serviços gerais, merendeiras e auxiliares de secretaria, devido ao término de muitos contratos do REDA.
Isso tudo contou com a mudança do governo do Estado que substituiu uma gestão de muitos anos com o mesmo padrão político. Essa situação demorou mais de um semestre para ser amenizada, sendo necessário que os professores entrassem em greve por um longo período, o mais longo da história desta escola...
Estamos em construção... daremos continuidade com a gestão da Professora Maria Betânia Fonsêca Santos a aprtir do ano de 2007 até os dias atuais...
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